quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Notícias da Tecnologia

Professor Ronnie Edson (ronnie.gd@gmail.com)

Olá! Esta semana o “Geração TEC” visitou alguns sites de notícias do país, para reunir informações sobre tecnologia para a nossa página.

Redes Sociais

Facebook salva nova-iorquino da cadeia


Um jovem acusado de um assalto em Nova York pôde sair da cadeia após conseguir comprovar sua inocência graças a um comentário postado no momento do crime na rede de relacionamentos Facebook.
Rodney Bradford, de 19 anos, estava detido há 12 dias na prisão nova-iorquina de Rikers Island sob acusação de ter participado de um assalto em 17 de outubro.
Nesse mesmo dia, um minuto antes da hora do crime, Bradford tinha enviado um comentário para sua namorada grávida por meio do Facebook e de um computador que estava na casa do pai dele. O advogado pôde assim comprovar, com o apoio de testemunhas, a inocência de seu cliente.

Lista dos 20 perfis mais influentes do Twitter tem cinco brasileiros

Uma empresa internacional de relações públicas divulgou nesta semana um ranking não oficial que apresenta os perfis mais influentes do Twitter – rede que permite a troca de mensagens em até 140 caracteres.
Cinco brasileiros fazem parte da lista, entre eles Rosana Hermann, autora do blog Querido. Às 13h45 desta terça-feira (17) ela aparecia na 13ª posição, entre os brasileiros atrás apenas do escritor Paulo Coelho (12º) e da revista Veja (10º).
O modelo e ator Federico Devito ocupa a 14ª posição, logo à frente do apresentador Marcelo Tas (15º).
A lista mostra os 20 perfis mais bem classificados em outras categorias como popularidade, engajamento e confiabilidade.
O primeiro lugar entre os mais influentes é ocupado pelo blogueiro americano Pete Cashmore, autor do blog de tecnologia Mashable. Ele tem mais de 1,7 milhão de seguidores em sua página.
Para chegar aos resultados, o serviço cruza informações como número de seguidores, citações (conhecidas como retweets) e a quantidade de mensagens publicadas.

Desuso

E-mail vai morrer em dez anos, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Kent, na Inglaterra, dizem que os serviços de e-mail só têm mais dez anos de vida, à medida que são substituídos por outras formas de comunicação online como os programas de mensagens instantâneas do tipo MSN ou as redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook.
A pesquisa, financiada pela TalkTalk, uma empresa britânica de internet, indica que só 51% dos jovens e adolescentes britânicos ainda usam o e-mail regularmente.
A impressão é que o correio eletrônico, encarado como algo ultrapassado e fora de moda, começa a ficar restrito às pessoas mais velhas. O estudo indicou que 98% das pessoas com mais de 65 anos de idade e 96% dos internautas com idades entre 45 e 64 anos ainda usam esse tipo de serviço.
Mark Schmid, porta-voz da TalkTalk, diz que os jovens hoje preferem as tecnologias que permitem o contato com grupos inteiros de uma só vez, em vez de conversas com apenas uma pessoa. O e-mail é o modo de comunicação dominante há cerca de 20 anos, mas isso não significa que vai ser sempre assim. Cada vez mais pessoas querem mandar mensagens rápidas e curtas que cheguem a várias pessoas de uma vez só.

Invasão

Hacker entrou em rede corporativa do ONS dois dias depois do apagão


Dois dias depois do apagão que atingiu 18 Estados brasileiros, um hacker comunicou, na noite de quinta-feira (12), que poderia invadir o sistema corporativo do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
O órgão disse nesta segunda-feira (16) que não houve qualquer ameaça à operação do sistema, que é gerido por meio de uma rede blindada, que não está na web, é controlada apenas por comando de voz (não por senhas) e é fiscalizada de meia em meia hora.
O ONS informou que o ataque foi detectado pela segurança interna e o problema resolvido no dia seguinte.
A avaliação interna é que o hacker tinha o objetivo de mostrar que pode acessar a rede do ONS. Ainda na noite do apagão, surgiram boatos de que a queda de energia teria sido provocada pela ação de hackers, o que foi prontamente desmentido pelas autoridades do setor elétrico. Os boatos ganharam força após a declarações de especialistas em segurança digital, admitindo a possibilidade de ataques. O site atacado na última quinta-feira contém apenas informações administrativas do ONS, como contratos, e dados e estatísticas sobre a operação.

Revisando uma aula de Informática Educacional agora, vamos lembrar que o hacker não pratica atos ilícitos, ele se preocupa em testar a segurança de sistemas e de computadores. Esta matéria comprova este conceito. Até semana que vem!

Fontes: r7.com / g1.com
Imagem: Reprodução




O Prof. Ronnie Edson leciona Informática Educacional na Escola Nova Geração Triunfense

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelas reportagens trazidas das mudanças da Informática.